quarta-feira, 30 de março de 2011

Divulgadas as atrações do Fronteiras do Pensamento

A organização do Fronteiras do Pensamento divulgou há pouco em coletiva para a imprensa a lista dos convidados confirmados para o ciclo de conferências deste ano. O Fronteiras do Pensamento 2011 terá 10 conferências em Porto Alegre e oito em São Paulo — entre os nomes que já confirmaram presença no evento da Capital gaúcha, encontram-se três ganhadores do Prêmio Nobel: a advogada iraniana Shirin Ebadi e o líder político polonês Lech Walesa, que receberam o Nobel da Paz, e o escritor turco Orhan Pamuk, Nobel de Literatura. A lista inclui ainda figuras pop do mundo do pensamento, como o suíço Alan de Botton, autor de obras como Ensaios de Amor e  e um dos intelectuais mais discutidos da contemporaneidade, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (foto).

A relação mostra que uma intenção de reproduzir este ano a síntese entre temas e tendências realizada no ano passado. Os conferencistas são intelectuais de atuação destacada em áreas como ecologia, direitos humanos, teoria literária, correntes de pensamento de diversas orientações políticas. Confira abaixo as datas e a relação completa:

23 de maio 
Fredric Jameson
Crítico literário americano, é também teórico marxista e pensador da cultura na sociedade contemporânea globalizada. Autor de, entre outros livros, Marxismo e Forma, Pós-Modernidade: a Lógica Cultural do Capitalismo Tardio e As Marcas do Visível.

13 de junho
Shirin Ebadi
Advogada iraniana, foi a primeira mulher a se tornar juíza no Irã _ e foi cassada na sequência da Revolução Islâmica, em 1979, tendo sido impedida, durante anos, de exercer seu trabalho como advogada. Voz atuante na questão dos direitos humanos no Irã dos aiatolás, recebeu o Nobel da Paz em 2003

11 de julho
Zygmunt Bauman
Polonês, sociólogo de formação, Bauman é o autor que tenta dar nome à pós-modernidade. Sua principal obra sobre o tema é Modernidade Líquida, na qual defende a ideia de que vivemos tempos "líquidos" e mutáveis em todas as configurações da vida social. Bauman desdobraria esse conceito em outros livros como Vida Líquida, Amor Líquido, Medo Líquido, Tempos Líquidos.

8 de agosto
Lech Walesa
Nome símbolo da luta contra o Imperialismo Soviético dos anos 1980, o ativista e político Lech Walesa foi presidente da Polônia de 1990 até 1995. Fundador do Sindicato Solidariedade, Walesa recebeu o Prêmio Nobel da Paz depois de ser libertado de uma prisão comunista, em 1983.

22 de agosto
Lygia da Veiga Pereira
Lygia da Veira Pereira é doutora em Ciências Biomédicas. Sua pesquisa de mais destaque foi a extração e a multiplicação de uma linhagem de células-tronco de embriões humanos congelados. Já lançou, entre outros, os livros Sequenciaram o Genoma Humano, e Agora? e Clonagem: Fatos e Mitos.

5 de setembro
Garry Kasparov
Grande mestre de xadrez russo, considerado o maior enxadrista de todos os tempos, aos 22 anos de idade tornou-se o mais novo Campeão Mundial de Xadrez, título que manteve por quase uma década. Jogou duas vezes contra um computador enxadrista desenvolvido pela IBM, o Deep Blue. Na primeira contenda, venceu, sendo derrotado na segunda. Em 2008, foi candidato à Presidência da Rússia, mas acabou desistindo antes da eleição.

26 de setembro
Sylvia Earle
Oceanógrafa norte-americana exploradora da National Geographic Society, liderou o Google Ocean Advisory Council, grupo de cientistas marinhos que forneceu conteúdo e visão científica para o Ocean in Google Earth.

Outubro - em data ainda a ser confirmada
Luís Felipe Pondé
Luis Felipe Pondé é filósofo e psicanalista. Autor, entre outros títulos, de "O Homem Insuficiente", "Crítica e Profecia", "Filosofia da Religião em Dostoievski", "Conhecimento na Desgraça" e "Ensaios de Filosofia da Religião". É articulista da Folha de S. Paulo, com coluna semanal às segundas-feiras.

21 de novembro
Alain de Botton
Escritor e filósofo suíço, autor de livros best-sellers de divulgação da filosofia, como A Arquitetura da Felicidade e As Consolações da Filosofia. Também transitou pelo romance que aliava ficção e especulação filosófica, como Ensaios de Amor e O Movimento Romântico.

5 de dezembro
Orhan Pamuk 
Escritor turco vencedor do Nobel de Literatura em 2006. Sua obra explora as tensões dos elementos ocidentais e orientais em seu país de origem, Seus livros mais conhecidos são o romance histórico Meu Nome é Vermelho, o romance político Neve e a narrativa memorialística Istambul.
notícia veiculada pelo Clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...