segunda-feira, 4 de abril de 2011

Defesa de doutorado de Caroline Silveira Bauer: Um estudo comparativo das práticas de desaparecimento nas ditaduras civil-militares argentina e brasileira e a elaboração de políticas de memória em ambos os países

Prezados leitores, recebi por meio do Facebook um convite para assistir à tese de defesa de Doutorado de Caroline Silveira Bauer, a ocorrer no dia 11 de abril (próxima segunda-feira) às 14 horas no IFCH/UFRGS (Campus do Vale). A tese defendida tem como título "Um estudo comparativo das práticas de desaparecimento nas ditaduras civil-militares argentina e brasileira e a elaboração de políticas de memória em ambos os países". 

A banca é composta pelo Prof. Dr. Ricard Vinyes Ribas (Universitat de Barcelona), Prof. Dr. Helder Gordin da Silveira (PUCRS), Prof. Dr. Cesar Augusto Barcellos Guazzelli (UFRGS) e Prof. Dr. Enrique Serra Padrós (UFRGS). O resumo do trabalho já demonstra a qualidade da pesquisa realizada, vale a pena conferir:

Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar as práticas de desaparecimento das ditaduras civil-militares de segurança nacional argentina e brasileira como componentes das estratégias de implantação do terror desses regimes, como a questão dos desaparecidos foi tratada durante os governos transicionais e administrações civis posteriores ao período discricionário e como a temática foi trabalhada a partir dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner. Pretende-se, desta forma, estabelecer uma relação entre a forma como foram realizados os processos de transição política – em se tratando dos Direitos Humanos, mais especificamente, a garantia do direito à justiça e à verdade – e a elaboração de políticas de memória e reparação ou desmemória e esquecimento no presente. A partir dessa compreensão, têm-se indícios de que as rupturas, caracterizadas por uma condenação moral em relação ao passado ditatorial, são fundamentais para o desenvolvimento dessas políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...